Hoje quero falar de um assunto que é alvo de opiniões diversas, mas mesmo assim, quero deixar a minha indignação.
Todos sabemos que o nosso país falha em todas as questões de maior importância como a saúde e o ensino.
Hoje quero falar dos reclusos. E antes de mais, sim tenho alguém muito querido para mim que também faz parte do grande Nº. de habitantes nas cadeias portuguesas.
A minha grande indignação vai para o tratamento de cão, que nas maioria eles sofrem.
É certo que não foram santinhos nenhuns e alguma coisa grave fizeram para ir lá parar, mas...não vivem em grandes luxos como muitos querem fazer passar. Eu já não falo dos castigos internos, da violência e da selva de pedra que tudo aquilo é. O meu post de hoje prende-se apenas com a falta de segurança que existe nas carrinhas que fazem o transporte dos reclusos para hospitais, tribunais e entre estabelecimentos prisionais.
Em primeiro lugar, as carrinhas que procedem ao transporte são completamente fechadas, como tenho a certeza que já todos viram. Mas o problema maior é que, os reclusos fazem as viagens, não interessa se grandes ou pequenas...sempre algemados e sem qualquer tipo de cinto de segurança ou outra protecção!
Recentemente, foram noticiados dois acidentes com estas carrinhas, resultando num deles a morte de uma reclusa.
Eles erraram e por isso cumprem penas de prisão, que se tornam o seu maior pesadelo mas...merecem ser "enfiados" numas carrinhas onde não vêm absolutamente nada, onde estão com as mãos algemadas e só se apercebem do perigo e proximidade da morte quando começam a voar contra as grandes barras de ferro à volta da carrinha?!
Já tentaram imaginar?
Eu acho desumano. Apesar das contrariedades, apesar de muita gente achar que sim, eles merecem. Eu acho desumano.
Acho que o tratamento de cão já tem a sua quota na (sobre)vivência que eles têm que aprender lá dentro.
Fico triste em perceber que muitas pessoas mandam palpites para o ar e criticam quando não têm qualquer experiência directa ou indirecta com a situação dos reclusos. É mesmo por isso...porque nunca tiveram lá ninguém que lhes estivesse próximo do coração.
Deixo aqui este registo com alguma mágoa ...
.
Sem comentários:
Enviar um comentário