sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dia de Orgulho


Hoje
foi um dia em que as lágrimas escorreram e o sorriso rasgou todo o meu ser.
Chorei e sorri!

Quando comecei na Universidade, fui aconselhada a oferecer-me como voluntaria para qualquer tipo de trabalho que me pudesse dar experiencia profissional, para que no fim do meu curso tivesse um curriculum mais valioso devido à experiencia adquirida.

Voluntariei-me para trabalhar na YOT -Youth Offending Team, e HOJE acabei o treinamento. E vou começar a fazer observações em casos de vida reais.

Questionei alguns professores, fiz pesquisas na internet e deparei-me com algo que se adequava a tudo o que sempre desejei fazer...mudar a vida de jovens que seguiram o caminho errado e cometeram algum acto criminoso, suficiente para destruir a sua própria vida, a da sua família e tambem a família da vítima. Neste sistema, e porque os jovens em questão merecem uma segunda oportunidade, após algum trabalho entre "delinquente" e vítima, os mesmos são postos frente a frente, numa tentativa de reabilitar e responder a perguntas que na maior parte das vezes atormentam quem foi vítima mas também quem causou mal.

Aqui no Reino Unido tem sido um sucesso mas porque vivemos em tempos conturbados, os crimes continuam a ocorrer. Se não é suficiente para mudar o mundo...pelo menos é suficiente saber que mudamos quem passa por nós.

Neste treinamento, fomos deparados com vários cenários, mas o que mais me tocou foi o relato de dois pais que perderam um filho numa loucura de minutos. Para lidar com a raiva e a dor, eles hoje dão palestras em prisões e igrejas. Já foram confrontados com um dos assassinos do filho, e estão em processo de conhecer os outros dois. Foram jovens entre os 15 e 19, que num momento de estupidez mataram um outro jovem, que nem conheciam, só estava no momento errado, na hora errada.

Se quiserem ver a historia destes pais e da fundacao criada por eles, pesquisem na net "Chris Donovan Trust"

Quanto a este sistema de justica, fiz alguma pesquisa para ver se o mesmo ocorre em Portugal e encontrei algo semelhante, que para quem estiver interessado, deixo o link:


Certo é que se posso fazer a diferenca positivamente na vida de alguém, vou faze-lo porque na minha vida, na minha propria perspectiva já fez muita diferença o que aprendi.

Toda esta experiencia foi concluida com a entrega formal de um certificado que tanto orgulho me deu receber.


Outro motivo de orgulho no dia de hoje é o aniversario, 18 anos, da minha mana! Para ti Linda a melhor sorte do Mundo!!!

.

2 comentários:

Joana Carvalho disse...

És um espectáculo miúda, parabéns! Não é motivo para menos o teu Orgulho, e eu também tenho muito orgulho em ti, é de leoa.. a volta que tu deste à tua vida, foi fabulosa, tudo à custa do teu trabalho e MUITA força de vontade.
Continua assim.
E a publicar mais noticias no teu blogue, com mais frequência.
UM GRANDE BEIJINHO
Joana

Florbela disse...

Es uma querida Joana, obrigado e um beijo Golias!